TUMULTO E PANCADARIA MARCARAM A ASSEMBLÉIA DO BANESPREV
Afaban Sorocaba e Região - 01.08.2009 - 19h00

Da Redação - A Assembléia do Banesprev que votava alterações estatutárias realizada hoje no E.C.B. em Santo Amaro (capital) foi marcada por um tumulto generalizado e muita confusão durante a leitura e debates na discussão de cada item que trazia proposta de alteração no Estatuto.

Logo no início, o presidente da Afubesp (Paulo Salvador) tentou obstruir o andamento da assembléia alegando que uma Liminar concedida na justiça na tarde de ontem não permitia a realização da mesma. O presidente do Banesprev - Jarbas de Biaggi - não entendia dessa forma e comunicou a todos que tinha em mãos uma cópia original da Liminar e ia conduzir a Assembléia, assim como previa o edital de convocação e que todas as votações seriam lavradas em ata e que a justiça é quem ia decidir a validade ou não da Assembléia.

De imediato o Sr. Jarbas comunicou que a Assembléia não havia atingido o quorum necessário e que as resoluções em caso de aprovação seriam levadas posteriormente em um PLEBISCITO. Toda votação Estatutária necessita de 2/3 dos votos mais um, e hoje especificamente, o total de votantes, incluindo participante e procuradores eram de aproximadamente 5.300 eleitores.

Ainda antes de começar os debates previstos, um desentendimento entre os debatedores causou uma confusão generalizada e vários integrantes da Afubesp/Sindicato e Afabesp/Sinfab/Afaban se envolveram numa luta corporal jamais vista na história das “lutas banespianas”. Nosso colega associado da Afabesp, Adriano Ithya Takaki levou a pior e na confusão foi atingido por um integrante da Afusbesp/Sindicato e teve que ser atendido no Ambulatório médico da CABESP, instalado no E.C.B. Após o atendimento, o Adriano voltou ao recinto da assembléia e disse que foi atingido quando tentava ajudar o colega Ademar Vanini que estava sendo atacado covardemente. De acordo com o Adriano, nada de mais grave aconteceu.

Em nenhum momento a assembléia apresentou momentos de descontração e sim muito nervosismo do início ao fim dos debates. Vários colegas declararam e fizeram questão que constasse em Ata que foram ameaçados por integrantes da Afubesp/Sindicato. Toda a Assembléia foi filmada para possíveis interpelações na justiça, caso seja necessário.

No final, a mesa diretora aceitou a sugestão da oposição e concordou em incluir na votação a opção de Suspensão da Assembléia. Debaixo dos gritos de “Suspensão, Suspensão, Suspensão e Vota, Vota, Vota, por volta das 14h20 acabou acontecendo a tão esperada votação”.

No final, foram apurados 2946 votos em favor da Reforma Estatutária e 2340 votos em favor da Suspensão da Assembléia e 79 votos contra a Reforma Estatutária. Agora é esperar a justiça decidir e caso a decisão seja pela validade da assembléia, vamos então passar por um PLEBISCTO para validar as alterações estatutárias votadas no dia de hoje.




Voltar para Notícias da Afaban