21 anos da privatização: Santander tenta apagar, mas o Banespa vive!
Afaban Sorocaba e Região
19.11.2021



Santander é muito bom em fazer propaganda e péssimo em respeitar os trabalhadores e os brasileiros


SÃO PAULO - Nestes anos de pós-privatização do Banespa,  enfrentamos o momento que talvez seja o que mais exija unidade e resistência desde aquele fatídico dia 20 de novembro de 2000. Além das lembranças das lutas travadas que essa época aflora, agora é preciso também olhar para o presente para que os direitos dos banespianos sejam assegurados. Afinal de contas, a empreitada do Santander desrespeitando os estatutos do Banesprev e da Cabesp não pode passar impune. É preciso ter olhos atentos!

São 21 anos de uma tentativa sistemática de apagar o nome Banespa do mapa, primeiro nas agências (outrora Santander Banespa), depois rebatizando o nosso Banespão símbolo do centro de São Paulo de “Farol Santander” e, mais recentemente, alterando o nome do Esporte Clube Banespa para “Esporte Clube Santander”. A mudança foi aprovada internamente e ainda não foi divulgada e executada, mas demonstra o desserviço que o banco faz em querer passar a borracha na memória de um banco tão importante como o Banespa.

Enquanto a Afubesp existir, continuará firme na tarefa de manter viva a história do Banespa e dos banespianos – pois esse é o combustível para o enfrentamento tão necessário neste momento em defesa das joias que conseguimos manter após a entrega do Banespa, a Cabesp e Banesprev. As duas entidades seguem sob ataque, inclusive na governança, como noticiamos amplamente ao longo do ano. Quantas vezes foi preciso recorrer à Justiça, nos últimos tempos, para que nossos eleitos pudessem tomar posse? Perdemos a conta.

Muito bom em fazer propaganda e péssimo em respeitar os trabalhadores e os brasileiros, o Santander está por trás de decisões que trazem mais malefícios do que benefícios – como, por exemplo, o desmonte das entidades, a tentativa de calar a voz dos participantes em assembleia, a oferta de um Plano de Contribuição Definida que só é bom para o banco, na truculência e falta de diálogo em assuntos da Cabesp, entre muitos outros episódios. Parece que o Santander tenta a todo custo desviar de suas responsabilidades firmadas no edital de privatização do Banespa.

Ainda bem que existe a representação e os banespianos que, ferrenhos, resistem a cada ataque do banco espanhol. Seguimos com a mesma sede de luta de 21 anos atrás, nos movimentando para que a Cabesp mantenha serviço de qualidade para todos em qualquer parte do país, para frear as tentativas do Santander em lucrar às custas da aposentadoria dos participantes do Banesprev, e fazer com que as vozes dos colegas sejam ouvidas. Não será fácil para o Santander conseguir o que pretende.

Não vamos esmorecer! Só unidos e bem informados iremos seguir nessa longa luta que ainda está longe de acabar. Viva o Banespa, e viva os banespianos!


Fonte: Afubesp




Voltar para Notícias da Afaban