Santander pede desculpas sobre ofensa a funcionários oriundos do Banespa e Real
Afaban Sorocaba e Região 02.06.2020


Santander se retratou porque seu Diretor de Marketing, Igor Puga, tachou os funcionários ex-Banespianos e ex-Real de oportunistas


SÃO PAULO - O Santander respondeu nesta segunda-feira (01), à notificação extrajudicial encaminhada pelas associações Afubesp, Afabesp e Abesprev cobrando explicações e retratação formal de seu diretor de Marketing, que chamou funcionários oriundos do Banespa e do Real de oportunistas. As associações protocolaram o documento no dia 21 de maio.

Na resposta, o banco afirma que a multiplicidade de pessoas é um dos ingredientes mais importantes de seu sucesso no Brasil e pede “sinceras escusas pelo incidente e mal-entendido ocorrido”.

“O Santander tem como valor ético indissociável do seu modo de agir o respeito às pessoas, e, por isso, não tolera, em hipótese alguma, e repudia incondicionalmente todo e qualquer tipo de ofensa às pessoas, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, ainda que nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas”, diz a nota.

SANTANDER ENVIOU E-MAIL ÀS ASSOCIAÇÕES COM PEDIDO DE DESCULPAS PELO OCORRIDO
Veja abaixo o E-mail na íntegra:

São Paulo (SP), 01 de Junho de 2020
Para
AFUBESP–Assoc. dos Func. Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp
AFABESP – Assoc. dos Func. Aposentados do Banco do Estado de São Paulo
ABESPREV – Assoc. de Defesa de Direitos Previdenciários dos Banespianos

Assunto: RESPOSTA À NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Prezados Senhores,

Vimos por meio da presente correspondência, em resposta à referida Notificação Extrajudicial que nos foi enviada pela AFABESP, AFUBESP e ABESPREV, no último dia 21.05.2020, prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos nela relatados, que são necessários e imprescindíveis para evitar qualquer interpretação errônea e/ou equivocada sobre os acontecimentos.

Primeiramente, importante registrar que o Santander entende e reconhece que as associações signatárias da referida Notificação Extrajudicial são entidades idôneas, que atuam na defesa dos interesses dos seus respectivos associados e, por isso, temos apreço, respeito e consideração por todos os seus legítimos representantes legais e, principalmente, por todos os seus respectivos associados.

Essencial registrar e ressaltar que o Santander tem como valor ético indissociável do seu modo de agir o respeito às pessoas, e, por isso, não tolera, em hipótese alguma, e repudia incondicionalmente todo e qualquer tipo de ofensa às pessoas, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, ainda que nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas.

A história do Banco Santander no Brasil reflete a confiança do Banco no país, em suas instituições democráticas e em seu povo. O Banco Santander Brasil é o resultado da incorporação de muitos bancos, em diversos Estados da Federação e a integração seus colaboradores. Sendo que a multiplicidade de origem profissional de seus colaboradores, bem como suas múltiplas características raciais, crenças, gênero, opções sexuais e outras características individuais, são integralmente respeitadas e valorizadas pelo Banco e temos convicção que essa multiplicidade de pessoas é um dos ingredientes mais importantes do sucesso do Banco no Brasil.

Passando a adentrar no teor da notificação remetida por essas respeitáveis Associações, ressalta-se desde logo, que os comentários emitidos por qualquer colaborador, funcionário ou representante desta instituição financeira nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas não se relacionam, em absoluto, e tampouco refletem a opinião institucional do Banco Santander (Brasil) S/A (Santander).

Portanto, manifestações publicadas nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas refletem, apenas e tão somente, a opinião pessoal privativa do seu respectivo remetente e, por conseguinte, não podem ser interpretadas ou compreendidas como sendo a opinião institucional do Santander.

Para corroborar a assertiva acima, como pode ser constatado na matéria jornalística mencionada na própria notificação dessas Associações, a mensagem gravada pelo Sr. Igor Puga foi enviada através do aplicativo “WhatsApp”, a partir da conta individual e pessoal de titularidade do respectivo remetente, para pessoas de seu círculo pessoal e por ele mesmo selecionadas. Isso, por si só, demonstra que o áudio foi enviado num ambiente particular e privado, onde o Santander não tem (e não poderia ter) qualquer tipo de interferência ou fiscalização, sob pena de violar a intimidade e a vida privada das pessoas.

Não obstante, conforme notícia publicada no site do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 22.05.2020, o próprio remetente, por si próprio, pediu desculpas ao movimento sindical e aos trabalhadores pelo ocorrido, alegando que a sua declaração foi explorada fora de contexto, comprovando, dessa forma, que não há qualquer participação institucional do Santander nesse episódio.

Todo e qualquer colaborador, independentemente da origem e do tempo de vínculo dele com esta instituição financeira, deve ser tratado com respeito, civilidade e cortesia. Isso é válido também para todos os ex-colaboradores, em relação aos quais temos o mais profundo e autêntico sentimento de reconhecimento e gratidão.

Por todo o exposto, os fatos relatados na notificação remetidas pelas Associações não podem, de modo algum, ser imputados ao Santander, que possui incomensurável apreço e respeito pelas referidas associações e seus associados e, não obstante, pedimos nossas sinceras escusas pelo incidente e mal-entendido ocorrido.


Atenciosamente,

BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A


Fonte: As Associações Afabesp, Afubesp e Abesprev









Voltar para Notícias da Afaban