ELEIÇÕES NA AFABESP – UM BAÚ CHAMADO ABSTENÇÃO
Afaban Sorocaba e Região - 05.11.2008 - 11:00 horas

Por Roberto de Moraes - Cada associado da Afabesp recebeu um Kit-eleição, com o qual, democraticamente, irá manifestar-se, entre os dias 3 e 17 deste mês, e poderá votar de acordo com a sua consciência.

Evidentemente, por ser uma chapa única e da situação, o voto carrega, em seu âmago, o momento de se aprovar ou não a atual administração, que vem conduzindo a Afabesp nestes anos todos.

Em cada eleição, sempre há a possibilidade de surgir uma chapa concorrente, com propostas diferentes daquelas praticadas pela situação, o que daria uma nova dimensão ao processo de escolha.

No entanto fico preocupado quando, não tendo conseguido formar uma chapa concorrente, a suposta oposição venha, agora, com a proposta da abstenção.

A palavra abstenção se assemelha a um grande baú fechado, de onde podemos tirar todos os tipos de ilações até onde a imaginação consegue alcançar.

Dentro dele cabem as boas recordações, estratégias e ideais; encerram, também, as amarguras, decepções, incompetências, falta de planejamento, e as longas arengas que não surtiram o efeito desejado.

Dizer, por exemplo, que não foi possível obter a relação dos associados com seus endereços, o que impediu de se montar uma chapa concorrente é, no meu entender, falta de planejamento. Ora, entre uma eleição e outra, decorrem dois longos anos.

Quero ser um mico de circo se, com toda a facilidade que internet e os celulares nos fornecem e com a ajuda de algumas pessoas interessadas, não conseguir em seis meses, todos os nomes e endereços dos associados. É um trabalho difícil, mas com boa vontade tudo é possível, porque, neste caso, o universo é limitado.

Agora, ir à sede da Afabep, munido de uma caneta e um bloco de papel para anotar sobre os joelhos os nomes dos associados pode ter um efeito demonstração, e somente isso. Mas tenho certeza que, com dois laptops e alguns bons digitadores, a relação seria conseguida em pouco espaço de tempo.

O que ficou para o associado é que a oposição ficou muito aquém de conseguir os nomes para compor a chapa anunciada, porque a Afabesp, queira ou não, vem realizando um excelente trabalho junto aos aposentados, com mobilizações que mantém unida toda a categoria.

Além do mais, a Afabesp tem o mérito de conseguir blindar-se contra o assédio de interesses políticos que tanto mal fizeram ao Banespa. Tivessem os funcionários de alto escalão (uma minoria, porém muito ativa), naquela época, não se curvado a interesses políticos menores, batendo de frente com as propostas desastrosas, hoje a história do banco poderia ser bem diferente.

A abstenção, em minha opinião, dará aos outros o direito de escolher e, ao mesmo tempo, tira o nosso direito de cobrar e de protestar. Dessa maneira, votarei consciente assinalando o meu SIM nestas eleições da Afabesp. (Roberto de Moraes - São Roque - SP)




Voltar para Notícias da Afaban