ELEIÇÕES BANESPREV – MAIS UM DESAFIO A SER VENCIDO
Afaban Sorocaba e Região - 18.12.2008 - 19:45 horas

Por Roberto de Moraes - Encerrado o período do plebiscito da Cabesp, onde os aposentados e pensionistas obtiveram uma vitória muito importante, temos agora pela frente outro grande desafio que merece a atenção de todos os participantes.

O Banesprev, como todos sabem, administra vários planos de benefícios e é responsável, além de outras funções, pela complementação das aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.

Pela importância que representa, essa eleição merece atenção especial de cada um de nós e deve ser agendada, porque será realizada no dia 14 de janeiro, uma quarta-feira, nas agências do Santander, no horário de expediente, onde o aposentado ou pensionista recebe seus vencimentos. Não será permitido o voto pelo correio.

O mundo está atravessando um caos financeiro, levando sólidas e experientes instituições financeiras à bancarrota; seja pela irresponsabilidade de alguns administradores em assumir riscos desnecessários; ou, pelo calote puro e simples. Esse cenário desolador preocupa, e muito.

Nada mais justo que o aposentado pretenda participar dos destinos do Banesprev, que administra vários bilhões de reais, para conhecer de perto onde está sendo aplicado o nosso rico dinheirinho.

No entanto, algumas vozes se levantaram contra a nossa participação. Nem bem os nomes que compõem a chapa da oposição foram anunciados, houve quem – o Senhor Rossi, diretor de uma entidade de representação – prontamente desqualificasse cada um deles, assinando sentença condenatória, típico dos tribunais de exceção, mesmo para quem apresente um passado limpo. Nem a rivalidade exacerbada poderia ter contribuído para essa atitude, a não ser a tendência para a leviandade compulsiva.

Sabendo que forças poderosas – leiam-se os aposentados - estão se movimentando por trás dos nomes anunciados, que avançarão no momento oportuno, o articulista fez o papel da infeliz sentinela de uma trincheira avançada que, tremendo antes do tempo, atirou no que viu e acertou o que teima em não enxergar: a vontade de uma maioria que clama por mudanças e deseja participar.

Acostumado a perder as estribeiras, o Sr. Rossi, desta vez, foi longe demais. O autodidata conhecedor de todos os saberes do mundo, tem por hábito apresentar receitas para tudo. Ao entrar no campo da filosofia, deu asas à sua imaginação e tropeçou feio quando afirmou que o Banco poderia levar todos os recursos, caso os nomes apoiados pelos aposentados se elegessem. Ora, tamanha bobagem é fruto da ausência de preparo para uma argumentação mais convincente.

O aposentado, cansado de ouvir a mesma ladainha, ficou mais esperto e sabe que o apoio da Afabesp, Afabans, Sinfab e Abesprev à chapa apresentada, é mais que suficiente para dar credibilidade aos nomes que a compõem, rechaçando as ilações daqueles que teimam em denegrir a imagem das pessoas de maneira irresponsável.

É conveniente que, em cada agência, além de seus funcionários, esteja presente um dos aposentados, para que acompanhe o encerramento das urnas e observe os procedimentos constantes no edital.

Dessa maneira, enfrentando todas as adversidades, vamos conquistando novas posições, fundamentais para renovar as esperanças de uma categoria que anseia por um futuro melhor. (Roberto de Moraes é associado da Afaban Sorocaba e reside em São Roque - SP)




Voltar para Notícias da Afaban