O PREÇO DE UMA VITÓRIA
Afaban Sorocaba e Região - 02.08.2009

Da Redação - O patético show protagonizado pelos dirigentes da Afubesp nas dependências do Esporte Clube Banespa visou transformar a Assembléia Geral Extraordinária do Banesprev num verdadeiro circo.

Logo no início dos trabalhos, partindo de uma interpretação equivocada, o presidente da Afubesp, escorada pelo sindicato, teve a audácia de exibir diante de milhares de testemunhas, liminar, a qual segundo ele, determinava a suspensão daquela assembléia.

Não havendo alternativa, o presidente da mesa teve que ler, palavra por palavra, aquele documento que trazia em seu conteúdo a mais elementar lição da nossa Carta Magna, sob despacho da Juíza do Trabalho: “Por outro lado, o artigo 5º da Constituição Federal assegura o direito de reunião e manifestação; inviável, então, é impedir a realização da Assembléia Geral Extraordinária de Participantes do Banesprev”.

Tamanho “mico” não é fruto somente da falta de perspicácia do referido dirigente, levando-nos a crer que por trás do espetáculo circense estivesse imaginando que todos os ali presentes eram um bando de tolos.

Derrotado na sua infeliz intenção, não lhe restou alternativa senão acionar a claque que o acompanhava, a qual num ritmo cadenciado e alucinante buscou por todos os meios prejudicar a oratória dos que defendiam a assembléia.

Gesticulando, se aproximando dos oradores com dedo em riste, palavrões e ameaças, a claque cumpriu muito bem o papel que lhe foi designado e, por horas, o espetáculo degradante continuou. O presidente do Banesprev, que conduzia os trabalhos, chegou a dizer que fora ameaçado por um indivíduo que ele não quis apontar.

A audácia chegou ao extremo quando, por duas ocasiões, ocorreram sopapos, rasteiras, empurrões e pontapés, e que a turma do deixa disso, a muito custo conseguiu segurar. Foi necessária a expulsão à força de um dos elementos mais agressivos pelos seguranças da casa sob os aplausos da multidão que gritava: Fora! Fora! Tudo isso gravado, filmado e fotografado.

Finalmente, depois das intermináveis seis horas de debates e apartes repetitivos, a votação teve início.

Felizmente o resultado foi o esperado. A maioria, 2943 votos, optou pelo sim; uma minoria de apenas 79 votos, o não. Dos 2.340 votos que entenderam que a sessão deveria ser suspensa, grande parte assim o fez porque, diante da balburdia instalada, não foi possível assimilar os argumentos do sim. Na dúvida, votaram pela suspensão.

A liminar, ainda que permitisse a reunião e suas deliberações, suspende os resultados da assembléia, até julgamento do mérito, procedimento normal nas lides jurídicas.

O preço dessa vitória é apenas uma amostra da importância do voto pelo correio, para afastar a pressão fabulosa de um grupo não muito chegado à democracia quando, sem pudor, buscou rasgar a nossa Constituição.

Estão de parabéns os dirigentes da AFABESP, ABESPREV e AFABANS, que de maneira sóbria e serena souberam se conduzir no momento em que o equilíbrio emocional é o primeiro quesito para qualquer debate.


(Fonte: Roberto Moraes - São Roque - sp / Associado da Afaban Sorocaba e Região )




Voltar para Notícias da Afaban