Plebiscito Banesprev - De olhos abertos
Afaban Sorocaba e Região


Por Roberto Moraes - 06.09.2009 - O plebiscito para referendar os resultados da Assembléia realizada em 1º de agosto está se aproximando. Diante desse fato iremos constatar que a fragilidade dos argumentos para melar aquele evento, certamente irá se repetir. Naquela ocasião a tese de que entregaríamos ao Santander todo o poder, caso fosse aprovada a cláusula sobre a composição do Conselho do Banesprev, não passou de cortina de fumaça para encobrir o verdadeiro motivo que levou os contras a agirem de maneira tão desastrada.

A composição do Conselho que era de sete membros, sendo quatro do Banco e três dos funcionários, deixou de existir assim que a Direp foi extinta quando ocorreu a privatização do Banespa. A partir daquela data o Conselho passou a ter, na prática, seis membros, sendo quatro do Banco e dois dos funcionários. Ora, aprendemos desde criança que qualquer um que detenha 4x3 ou 4x2, sempre vai ter a maioria. Essa situação, de 4x2, vem perdurando durante longos nove anos sendo que, os que hoje esbravejam tal preocupação, em nenhuma ocasião trouxeram à baila a questão, pois sempre souberam que, para qualquer mudança, é necessária a concordância do Banco.

Na realidade, o estratagema tinha por escopo amedrontar os presentes e, com isso, derrubar a Assembléia. Mas a intenção verdadeira era sepultar o que mais os amedronta: o voto pelo correio. O voto pelo correio dará aos aposentados - mesmo para o muito idoso ou acamado, ou resida onde não haja agência do Santander - o pleno direito de exercer a sua cidadania. Mas, essa condição parece ser um detalhe desprezível.

O Grupo de Trabalho, tão proclamado e hoje instalado, acena com todas as soluções, mas esqueceu-se de incluir entre seus membros um único aposentado. Ainda que as propostas daquela Assembléia não excluam qualquer conquista que possa advir de um futuro incerto acenadas pelo GT, fica o desafio de que esse Grupo venha conseguir alterar a composição do Conselho. Se o fizer, que a vaga seja de alguém indicado pela Afabesp.

Estranhamente esse grupo - que foge do voto pelo correio como o diabo foge da cruz - defende-o nas máquinas do Banco, não se preocupando em oferecer ao nosso algoz a oportunidade de nos ferrar. A Afabesp e Abesprev, legítimas representantes dos aposentados, estão convictas em referendar as propostas aprovadas na Assembléia de 1º de agosto, principalmente o voto pelo correio. O Tribunal Regional do Trabalho cassou a liminar que suspendia os resultados da Assembléia e com isso sinalizou que estamos no caminho certo.

Dessa maneira, caros aposentados e pensionistas, fiquem de olhos abertos e não se deixem levar pelo canto da sereia. O plebiscito está próximo e o voto a favor das alterações estatutárias do Banesprev, é a única opção que nos leva a dar mais um passo nessa longa jornada.


(Fonte: Roberto Moraes - Associado da Afaban Sorocaba)




Voltar para Notícias da Afaban