PLEBISCITO BANESPREV – O sabor de uma vitória
Afaban Sorocaba e Região - Postado em 27.03.2010


Artigo de Roberto Moraes - Ganhar uma partida, passar no vestibular ou vencer um concurso no decorrer de nossas vidas, é sempre motivo de júbilo e satisfação que preenchem o nosso ego levando-nos à merecida comemoração.

Com a vitória inequívoca do SIM, no plebiscito que se encerrou, não poderia ser diferente porque, apesar de todas as barreiras erguidas pelo caminho, conseguimos eliminar a odiosa discriminação entre o participante ativo e assistido, dando a todos o direito de concorrer à direção do fundo de previdência - o Banesprev - que complementa os nossos proventos.

Essa condição, conquistada à custa de muitos esforços, é fruto do trabalho incansável de nossas entidades Afabesp/Abesprev/Sinfab/Afabans, cujos dirigentes tiveram a perspicácia de perceber os benefícios positivos que a proposta encerrava, ao contrário daquelas que, sistematicamente, se afastavam de nossa causa, movidas, quem sabe, por interesses outros, com seus eternos negativos.

Ao optar pelo SIM, o aposentado entendeu a importância de se levar a jornada à vitória e, para isso, muniu-se da coragem e determinação, fatores essenciais para o resultado final. Aos colegas que votaram pelo “não”, fica o nosso respeito pela decisão, porque entendemos que a semente da dúvida plantada pelas entidades que defendiam essa tese derrotista trouxe muita insegurança aos companheiros nessa hora tão decisiva.

O êxito extraordinário desse plebiscito carrega em seu bojo uma situação inédita em que não vamos encontrar vencidos nem vencedores, porque os benefícios conquistados alcançarão a todos os participantes. A questão do voto pelo correio, por exemplo - verdadeira assombração para os defensores do “não” – foi objeto de malabarismos dos que buscavam uma fórmula de como deixar boa parte dos aposentados fora dos pleitos tese que, felizmente, não convenceu a maioria dos eleitores.

Mais uma importante batalha foi vencida, porém não significa que a guerra acabou. Essas entidades, abatidas na refrega que se encerrou, têm por hábito regar o “não”, verdadeira erva daninha que teima em crescer entre as flores dos mais belos canteiros.

O aposentado, orgulhoso do feito realizado, deixou para os netos os exemplos de sua combatividade e lucidez, ao demonstrar, com toda força, que a luta é válida quando se busca um lugar ao sol, independente do patamar da vida em que nos encontremos.

Enquanto houver um objetivo a ser alcançado, daremos demonstração de força e unidade, condições mais que suficientes para aplicar outra derrota avassaladora nas entidades que insistem em turvar a nossa inabalável vontade de vencer.


Fonte: Roberto Moraes – São Roque-sp









Voltar para Notícias da Afaban