O que está acontecendo com a Cabesp?
Afaban Sorocaba e Região 29.08.2019


Da proposta de mudanças pela Cabesp


SÃO PAULO - Muitas são as dúvidas sobre o que está ocorrendo no nosso plano de saúde. Passamos aqui a fazer um breve resumo de tudo que ocorreu desde que tivemos a notícia sobre a mudança pretendida nos procedimentos de exames laboratoriais com a celebração de um contrato de exclusividade entre a Cabesp e a rede DASA, além de mudanças radicais na rede e no atendimento médico-hospitalar e ambulatorial, com descredenciamento de vários hospitais e prestadores.

Quando questionamos a direção da Cabesp, imediatamente iniciou-se um processo de diálogo entre a Presidência da Cabesp e as associações: Abesprev, Afabesp, Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo e Contraf/CUT.

Ocorreram algumas reuniões na sede da Cabesp, precedidas por manifestações espontâneas por parte dos associados, o que foi extremamente positivo, pois demonstrou que estamos todos unidos e em defesa de uma Cabesp perene, de qualidade, com atendimento humanizado e com acesso para todos!

Em todos os momentos em que estivemos dialogando com a Presidência da Cabesp dissemos que não poderíamos aceitar que a discussão fosse feita a toque de caixa.

Dado a relevância do tema, a preocupação de todos com nosso futuro, e que necessitamos de tempo que seja razoável e suficiente para ter e analisar todas as informações necessárias e, também, que o dialogo fosse feito com o maior número possível de associados, pedimos prazo adequado para discussão, a contar do recebimento dos documentos e informações necessários.

Como não houve acolhimento em relação aos termos da nossa reivindicação de poder discutir os temas com o prazo solicitado, e de posse de todos os dados e detalhamento do projeto, as conversas com a Cabesp a respeito desse tema se esgotaram, tendo sido assim declarado pela Presidente.

Não dá para aceitar que essas mudanças sejam necessárias por questões de custeio, pois recentemente fizemos um ajuste nas contribuições justamente para manter o nosso patrimônio equilibrado, cobrindo o déficit apresentado pelo estudo atuarial no ano passado e assim garantir a Cabesp perene e com um atendimento de qualidade.

Também não podemos concordar com outros argumentos como o de má utilização ou excesso de internações, procedimentos de cirurgias não necessárias etc.

Se isso está ocorrendo na Cabesp, e de fato podem pontualmente ser detectados, um setor de auditoria médica, bem estruturado, fiscalização e outras diversas medidas voltadas à otimização da gestão poderão sempre ser negociados e implementados, como já demonstramos.

PRÓXIMOS PASSOS - Agora, mais do que nunca, precisamos da nossa união - associações e sindicatos ao lado dos associados e beneficiários, em busca de uma estratégia, e ações em defesa do nosso patrimônio e dos nossos direitos.

Por motivos óbvios não vamos expor a estratégia aqui publicamente, mas continuaremos a nos reunir (associações e sindicatos) e discutir todas as medidas cabíveis, sejam elas no campo administrativo ou judicial.

Não está descartado um grande encontro com os associados para debater o assunto. Agora é correr contra o tempo e buscar a melhor forma de fazer essa luta em defesa da Cabesp, tão arduamente construída.

REALIZAÇÃO DE AGE - Conforme previsto em nosso estatuto no artigo 31 inciso III, estamos iniciando a coleta de assinaturas em um abaixo assinado dos associados (assistência Direta/Cabesp), quites, para a realização de uma AGE - Assembleia Geral Extraordinária, para discutir o tema.

É fundamental que todos se empenhem em coletar as assinaturas, encaminhando-as imediatamente para as associações - Abesprev Afabesp, Afubesp, ou Sindicato dos bancários de São Paulo, conforme modelo do link abaixo.

Mantenham-se informados pelas nossas redes sociais, sites e jornais. Abesprev, Afabesp, Afubesp, Sindicato dos bancários de São Paulo e Contraf/CUT.

Carta enviada à Cabesp


Fonte: Afabesp, Abesprev, Afubesp, Sindicato dos bancários de São Paulo e Contraf/CUT








Voltar para Notícias da Afaban